domingo, julho 28, 2013

Super Mario Bros Z - Quando Esmeraldas do Caos vão parar no Reino dos Cogumelos




Crossovers são histórias onde personagens de mundos diferentes dos quadrinhos, livros, séries ou filmes se encontram, como por exemplo super-herois da Marvel dando as caras no universo DC Comics ou ainda Percy Jackson indo dar umas voltas nos arredores de Hogwarts, etc.




Grande parte surge pelas mãos de fãs que desejam que seus personagens favoritos se encontrem para enfrentar um inimigo em comum (ou para se enfrentarem até que alguém saia vencedor).

Eis que em um fatídico dia, caí por acidente em um vídeo do Youtube que mudou minha forma de ver o mundo crossover fan-made: Super Mario Bros Z, criado por Alvin Earthworm e disponibilizado na comunidade Newgrounds.





Partindo de princípios diferentes



Ao contrário do que muita gente esperava, Super Mario Bros Z não é um crossover onde o encanador enfrenta Sonic para provar quem é o maioral.

A série (indicada para a faixa etária acima dos 13 anos) é composta por 8 episódios e algumas cenas do descontinuado episódio 9 (infelizmente o autor abandonou o projeto). Ainda assim todos os capítulos somam quase quatro horas de animação.

E por falar em animação, Super Mario Bros Z foi todo desenvolvido em Flash e com sprites e outros componentes dos jogos do Mario e Sonic. Tudo indica ainda que a série sofreu forte influência de Dragon Ball Z e Matrix.




It's a crazy Mario / DBZ crossover!
- descrição retirada do site oficial.






A história começa em um dia comum em Mushroom Kingdom.

Durante uma corrida entre Mario e Luigi contra Wario e Waluigi, Bowser surge com seus (já repetitivos) planos contra os irmãos encanadores, dessa vez armado com um Stone Mushroom que o torna mais poderoso e mortífero.

Mario tenta confrontá-lo, mas o poder de Bowser é superior ao seu.

Quando está prestes a ser derrotado, a aparição de dois seres misteriosos interrompe a luta e salva o encanador. De dentro de uma cápsula teleportada para dentro do Reino dos Cogumelos, Sonic e Shadow revelam suas identidades e parecem estar à procura dos Mario Brothers, pois Mushroom Kingdom corre grande risco.




As sete Esmeraldas do Caos foram transportadas de Mobius para o mundo dos encanadores, e precisam ser encontradas antes que um antigo inimigo do ouriço azul as use para ganhar o poder máximo.


Tem muita luta e pancadaria!




Depois do primeiro episódio a animação se resume a um desenrolar de enredo bem simples, envolvendo os personagens do mundo de Sonic, Mario e muita pancadaria grátis.






É divertido ver golpes famosos dos games e as trapalhadas dos personagens ao longo dos episódios, pois todos os movimentos fluem muito bem, o que é mais que fantástico para algo feito em Flash.





As cenas são feitas em side-scroll, e por usarem os gráficos dos games, provocam a impressão de que está vendo um gameplay.

Infelizmente os personagens não foram dublados e toda a história acabou sendo apenas legendada, o que talvez seja bom, já que atuações ruins poderiam acabar com a graça da animação. Para compensar, é possível ouvir algumas frases famosas retiradas diretamente dos games como "It's me, Mario!", "Alright!", "Chaos Control!" e outras.

A trilha sonora é toda baseada em remixes de clássicos dos games. Conta também com músicas conhecidas de animes e filmes.


E superou minhas expectativas




SMBZ é bem legal. O que pode ser frustrante é apenas a ausência de continuidade para uma série tão boa.




A animação repercutiu tão bem entre o público gamer que muitos fãs passaram a desenvolver suas próprias continuações para Super Mario Bros Z. Vale a pena dar uma conferida.



No canal abaixo você pode assistir a animação em várias línguas (inclusive em português): 


Ou, se preferir, pode assistir a versão original em Flash e em inglês na página da comunidade Newgrounds:








Um comentário: