terça-feira, setembro 09, 2014

Eu joguei: The Sims 4


Depois de muita espera, o The Sims 4 finalmente foi lançado. Sims inteligentes e emotivos são os destaques desta nova versão da franquia que há quase 15 anos faz sucesso em todo o mundo.

E não é que os gráficos estão realmente bonitos? Antes de divulgarem qualquer imagem ou informação sobre o jogo, imaginava que os gráficos seriam mais realísticos, porém a EA Games surpreendeu ao apostar em gráficos cartunizados, e sinceramente? Gostei muito! O jogo todo ficou mais colorido e vivo.

Imagens: site oficial
The Sims acertou em cheio no novo modo de criação, personalizar seu Sim nunca foi tão fácil. Você pode aumentar ou diminuir partes do corpo apenas arrastando com o mouse, montar vários looks completos para cada ocasião, escolher a postura, etc.

As mudanças não foram apenas estéticas já que as características dos personagens estão associadas com as emoções. O simples ato de trocar de roupa pode fazê-lo se sentir paquerador ou confiante e mudar a forma como ele vai se comportar e interagir com outros Sims. Uma dinâmica parecida já existia mas nunca funcionou tão bem quanto neste novo jogo.


Os Sims estão muito inteligentes. A franquia finalmente atingiu um nível orgânico ao focar tanto nas emoções. Você pode acordar feliz, ficar irritado com o trabalho, levar um fora e se sentir constrangido. As emoções foram muito além da cor do prisma que mudava de acordo com os desejos e necessidades, agora os personagens têm necessidades emocionais também, assim como na vida real.

A multitarefa foi a minha novidade favorita. Nas outras versões você era obrigado a parar o que estava fazendo para realizar outra ação, isso acabou! Agora você pode estar em uma festa e interagir com vários Sims ao mesmo tempo, ou almoçar enquanto assiste TV.


Confesso que fiquei assustado com o tamanho dos mundos e seus poucos lotes. Estava acostumado com aqueles mundos gigantescos do The Sims 3 com vários lotes mas entendi o que a EA quis fazer quando joguei um pouco. Os mundos do The Sims 3 eram vazios! Dificilmente você encontrava algum Sim em um lote público. Encontrar alguém em uma balada era sorte, era muito difícil conhecer e interagir. Do que adianta mundos gigantes e vazios? No The Sims 4 isso não acontece mais, não importa a hora nem o lugar, sempre será possível achar outros personagens para interagir pois a cidade está viva.

Dá pra contar nos dedos o número de lotes comerciais; de fato é muito pouco, mas justificável já que o sacrifício foi em prol de uma jogabilidade mais viva e interativa. O jogo base vem com dois mundos e o que mais gostei foi a possibilidade de viajar de um mundo para outro facilmente. Imagino como será divertido explorar mundos novos com as expansões.

Eu faço parte do grupo de jogadores que passa muito tempo criando Sims e construindo casas. Se você se identificou, saiba que vai ficar muito feliz com as novidades. O modo de construção está incrível! Paredes com diferentes alturas e formatos e ideia de espaço muito melhor que em The Sims 3. Eu achava o modo de construção do The Sims 2 o melhor da franquia mas mudei de ideia ao jogar este novo jogo. São infinitas possibilidades, você pode montar e juntar cômodos apenas arrastando ou escolher cômodos prontos e montar uma casa em poucos segundos.


The Sims está mais divertido do que nunca! Todas essas novidades e melhorias fizeram uma diferença enorme na jogabilidade. Garanto que vai perder muitas horas se divertindo com as histórias estranhas e malucas dos seus Sims. Algumas coisas precisam melhorar, concordo, mas nada que algumas atualizações não resolvam. Sul sul!

0 comentários:

Postar um comentário